![]() |
| Imagem: Kastriot Kola |
Entende-se que o ser humano ao ser criado a imagem e semelhança de Deus, traz consigo a dignidade dada pelo próprio Criador, não por mérito humano, mas pelo amor gratuito de Deus. O CDSI (Compendio da Doutrina Social da Igreja) ressalta a importância da proclamação dos direitos do homem como um dos mais relevantes para responder com eficácia as exigências imprescindíveis da dignidade humana. Segundo o que destaca o CDSI, a Igreja prevê em tais direitos uma importante ocasião do nosso tempo, para que por meio de um afirmar-se, a dignidade humana seja mais eficazmente reconhecida e promovida universalmente como característica impressa pelo próprio Deus Criador na Sua criatura, no ser humano.
Nessa perspectiva é notório que a origem dos direitos humanos, com efeito, deve ser buscada na dignidade de cada ser humano. Essa dignidade, que é uma particularidade da vida humana e igual em cada pessoa, se apreende antes de tudo com a razão. O CDSI, vai dizer ainda que “o fundamento natural dos direitos se mostra ainda mais sólido se, à luz sobrenatural, se considerar que a dignidade humana, doada por Deus e depois profundamente ferida pelo pecado, foi assumida e redimida por Jesus Cristo mediante Sua encarnação, morte e ressurreição.”
Por conseguinte, pode-se considerar que a origem dos Direitos humanos diz respeito a dignidade humana que é dom gratuito de Deus, foi Ele que quis criar o ser humano, homem e mulher a sua imagem e semelhança, e mesmo quando o ser humano cai no pecado, rompendo a aliança da criação e consequentemente se afastando d’Ele, na Aliança em seu Filho Jesus Cristo essa dignidade é restaurada, por isso os Direitos Humanos visa defender essa dignidade que jamais deve ser violada.
Por: Sebastião Caldas
%20(1).jpg)
0 Comentários
Deixe seu coméntário ele é muito imporante para nós, agradecemos o seu Feedback. Com estima; Pegadas do Reino